Tags

, , , , , , ,

Instalada no Departamento de Comunicação Social, a sucursal sul da Revista Ciência Hoje traz visibilidade para as pesquisas científicas e oportunidade para os alunos de jornalismo

Thays Kloss

revistas

Exemplares da revista Ciência Hoje podem ser encontrados na sucursal (Foto: Thays Kloss)

Para divulgar as pesquisas científicas feitas no Sul do Brasil e permitir a participação de estudantes do curso de jornalismo na produção de conteúdo, existe, desde 2005, um convênio entre o Instituto Ciência Hoje (ICH) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que resultou na instalação da sucursal sul da revista Ciência Hoje. A parceria foi a primeira do Instituto realizada com uma instituição de ensino superior.

A instalação da revista no Departamento de Comunicação Social (Decom) possibilitou uma maior visibilidade aos assuntos científicos da UFPR  e, aos alunos de jornalismo, a chance de estagiar ou simplesmente colaborar com o conteúdo da revista. “Temos apenas uma vaga por vez para contratação de estagiário, mas a redação está sempre aberta para receber alunos que tenham interesse em colaborar com os veículos do ICH, independente de vínculo formal. Desde 2005 mais de 20 estudantes da UFPR já participaram desse projeto”, diz Célio Yano, repórter da CH e ex-aluno de jornalismo da UFPR, que desenvolveu seu trabalho final de curso sobre jornalismo científico.

Chefiada pelo jornalista Roberto Barros, a sucursal trabalha com pautas para a revista, de circulação nacional, destinada a pesquisadores, professores, estudantes universitários e interessados em ciência, bem como para a revista Ciência Hoje das Crianças, que divulga ciência, com linguagem apropriada  ao público infantil. A maior parte do trabalho é feita dentro da redação, que fica na sala D14 do Departamento. “Em geral trabalhamos com pautas relacionadas a resultados de pesquisa de universidades ou outras instituições científicas do Sul do Brasil. Às vezes, por pedido dos editores do Rio, lidamos com trabalhos de outras regiões ou até de outros países”, explica Yano.

Além de divulgar trabalhos científicos desenvolvidos no sul do país, descentralizando a difusão científica do eixo Rio-São Paulo,  e oferecer oportunidade de estágio para os alunos, a sucursal é benéfica para a UFPR porque “há uma aproximação com uma importante publicação científica e o cumprimento de um preceito básico da Universidade pública que é retornar para a sociedade o conhecimento produzido”, afirma Toni André Scharlau Vieira, coordenador do Departamento de Comunicação. “Fazer ciência é avançar na fronteira do conhecimento. Todo o conhecimento produzido é patrimônio da humanidade e esses avanços devem pertencer a toda a sociedade, de modo a permitir a melhoria de vida das pessoas e o desenvolvimento político, econômico e social”, completa Yano.

Em 2010, inclusive, dois alunos de jornalismo que estagiavam na revista foram premiados com o 15º Prêmio Sangue Novo de Jornalismo, na categoria ‘Reportagem Impressa’: Henrique Kugler, que hoje é jornalista contratado pelo revista Ciência Hoje, na sede do Rio de Janeiro, que funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Luan Galani, que faz estágios fora do país em Relaçoes Internacionais.

Instituto Ciência Hoje

A sucursal sul pode ser encontrada na sala D14 do Decom (Foto: Thays Kloss)

O ICH

O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada em 2003. Em 1982, a revista Ciência Hoje já havia sido lançada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Além da CH, hoje o Instituto é responsável por uma série de publicações de divulgação científica, como a Ciência Hoje das Crianças e os livros da série Ciência Hoje na Escola. O Instituto também mantém um portal de divulgação na internet, a Ciência Hoje On-line.

Para participar e contribuir ativamente com o avanço educacional do país, o ICH criou o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), que visa transformar a postura de professores e alunos em relação ao ensino de ciências. Para promover a inserção da ciência como elemento vivo no cotidiano dos alunos, utiliza a revista Ciência Hoje das Crianças como instrumento de aprendizagem e desenvolve um curso presencial de formação de professores.

Outras parcerias

Desde a sua criação, o Instituto Ciência Hoje tem se envolvido em uma série de parcerias em prol da educação e divulgação da ciência no Brasil. Estes incluem o desenvolvimento de publicações temáticas, encartes abrangendo assuntos variados, programas e séries de TV, exposições, entre outras atividades de popularização da ciência. Algumas das mais recentes são:

  • CHats de ciência – Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj): Série de vídeos produzidos em 2012 que apresenta de forma simples, curta e dinâmica temas atuais e instigantes do mundo científico, como a polêmica do aquecimento global. Em cada ‘CHat’, o tema da vez é abordado por um especialista e as explicações são auxiliadas por recursos gráficos que, além de facilitar o entendimento, dão uma dinâmica especial ao vídeo.
  • Encartes – sobreCultura:  o ‘sobreCultura’, publicado trimestralmente desde abril de 2010, aborda vários campos das humanidades em ensaios, debates, entrevistas e comentários de livros. É um espaço voltado à promoção de um maior diálogo entre as disciplinas da área, desde a história, sociologia e antropologia à arquitetura e às artes.
  • Globo Universidade – Parceria com a Rede Globo / Fundação Roberto Marinho: Em abril de 2008, o Instituto Ciência Hoje foi convidado para atuar como consultor científico do programa Globo Universidade. Foi montada uma equipe de cientistas e jornalistas que desenvolvia as pautas do programa e, em reuniões mensais, apresentava novas ideias e avaliava as edições que iam ao ar. A parceria durou até o fim de 2011.
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: O Instituto Ciência Hoje apoia e divulga o maior evento de divulgação de ciência do Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, participando com iniciativas variadas. Desde 2004, primeiro ano de realização do evento, a Ciência Hoje das Crianças desenvolve especialmente para a ocasião atividades voltadas apara o público infanto-juvenil, como jogos e experimentos, que estimulam o interesse dos jovens pela ciência. Além disso, a CHC produz materiais impressos específicos sobre o tema da semana.
  •  Pequenos Cientistas – Parceria com a TV Cultura: Criação, em 2008, do programa Pequenos Cientistas. Apresentado pelos dinossauros Rex e Diná, as mascotes da CHC, a atração tem o objetivo de mostrar, a cada episódio, o lado divertido e curioso da ciência para o público infantil. O programa é exibido pelo canal a cabo TV Rá Tim Bum e vai ao ar aos sábados e domingos, às 11h10, 17h30 e 5h10.